A pressão da rede hidráulica é a responsável pelo movimento da água dentro da tubulação, e pela força com que essa água chega até o ponto de consumo.
A pressão de abastecimento de uma rede hidráulica pública varia muito, em especial de acordo com a distância da última estação de bombeamento. Valores comumente encontrados nas residências são em torno de 4 kgf/cm². No entanto, em alguns casos esta pressão varia de 1 a 6 kgf/cm².
Muitos dos acessórios hidráulicos são bastantes tolerantes em relação à pressão da rede. Mas alguns podem não funcionar corretamente em pressões diferentes da especificada. Por exemplo, aquecedores de água costumam ter uma pressão mínima e máxima de trabalho.
Em outros casos, não é a pressão em si o fator limitante, mas sim a vazão mínima, que está diretamente relacionada à pressão. Alguns tipos de duchas, por exemplo, perdem sua funcionalidade se a rede não fornecer a quantidade de água adequada. Válvulas de descarga são outro exemplo de acessório que demanda vazão específica de água, para o correto funcionamento.
O problema torna-se ainda maior quando se trata de instalações industriais. Uma cozinha industrial, por exemplo, possui equipamentos específicos extremamente sensíveis a estes fatores. Ou uma indústria que utiliza água em seu processo produtivo, pode ter ganhos consideráveis se houver condições de adequar a pressão e vazão de seu sistema hidráulico. Entre as medidas a serem tomadas que podem adequar uma rede hidráulica para seu melhor funcionamento estão o redimensionamento da rede e instalação de sistemas de pressurização. A Global Leak tem apontado soluções seguras e viáveis para clientes que enfrentam este problema.
Se deseja verificar o que pode ser feito para melhorar a eficiência de sua rede hidráulica em termos de pressão e vazão, entre em contato conosco! Teremos prazer em avaliar sua situação e apontar a melhor solução.